A Era Digital chegou para todos, inclusive para você PME

Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS, destaca a necessidade das PME's em aproveitarem as oportunidades que as mudanças tecnológicas estão trazendo para o mundo dos negócios


29/10/2018 - Revista Desenvolve SP - edição 6

A Era Digital chegou para todos, inclusive para você PME

Para onde olhamos, tem alguém falando em digitalização, soluções exponenciais, internet das coisas, inteligência artificial, nuvem e por aí vai. A tecnologia está ditando o ritmo dos negócios. Tudo isso foi impulsionado pela vontade das pessoas de compartilhar informações de forma colaborativa e conectada. Usamos aplicativos para as mais variadas atividades, do banco ao agendamento de consultas médicas. Buscamos cada vez mais novos canais de relacionamento com as empresas. Ou seja: já somos digitais!

Trazendo para o contexto dos negócios, a mudança começou com os consumidores. Agora, é hora das empresas repensarem suas estratégias – e, já aviso, ter um site não faz de você digital. Infelizmente, quem não iniciar essa nova jornada, gradativamente, se desconectará do seu cliente e, consequentemente, deixará de existir. Pensem nos táxis, os apps chegaram e mudaram tudo. E, nesse mesmo caminho, vimos nascer e prosperar empresas que nunca imaginamos que existiriam, como os serviços de streaming.

Você, dono de uma pequena e média empresa, precisa ver essa mudança como uma grande oportunidade e encarar os desafios. Muitas vezes, será preciso repensar e revalidar o negócio e, principalmente, rever processos. Um software por si só não será capaz de mudar tudo. O principal desafio é encontrar a tecnologia certa. Mais do que um fornecedor presente, é preciso ter em mente qual é o resultado esperado: mais vendas, aumento na retenção de clientes ou redução de custo? Se isso não estiver claro, ficará difícil mudar.

O mundo digital pode te trazer um mar de oportunidades e o maior benefício é engajar e medir a satisfação das pessoas. E, ainda, entender quem é o seu consumidor e como ele se relaciona com a empresa. São dados que antes não estavam disponíveis facilmente. Digitalizar-se nada mais é do que estar conectado ao cliente. E estar perto do consumidor te trará informações valiosas para melhorar o atendimento e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, uma dinâmica que pode significar mais receita e, principalmente, fidelização.

Outro ponto são as receitas digitais. Se uma loja de roupa investir em um e-commerce, sem dúvidas, terá mais lucro. Mas, para que isso aconteça, ela precisa digitalizar o negócio como um todo, de dentro para fora. Parece arcaico falar disso, mas o software de gestão, o famoso ERP, será a base para muitas mudanças, viu! Transformação digital não é só aderir ao novo, é usar o que já existe de maneira diferente e inteligente.

O mercado de PMEs pode e deve inovar porque investir em tecnologia traz um retorno rápido. Não só lucro, mas, também, novas experiências para o consumidor. Como qualquer mudança, no começo é difícil – foi assim até com o celular. É importante que as empresas conheçam quem são seus clientes, o que eles buscam e quais problemas podem resolver por eles. E volto a afirmar: quem não se digitalizar corre o risco de deixar de existir. Não seja aquela empresa que se tornou apenas uma lembrança. Seja o empresário que trilhou um novo caminho, passou pela transformação digital e tornou seu negócio competitivo e duradouro.

Eros Jantsch é vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS. Empresa brasileira de software, serviços, plataforma e consultoria, a TOTVS é líder no País e na América Latina.

Fonte: Revista Desenvolve SP – edição 6, p.17


Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário