Transformando dificuldade em oportunidade

Concebida durante a tese de mestrado em ótica aplicada do engenheiro mecânico Fernando Ribeiro, a MMO tem hoje vasto catálogo de produtos e segmentos de atuação, bem diferente da época em que foi fundada, quando o foco era apenas a fabricação de microscópios


14/10/2015 - Revista Desenvolve SP - 3ª edição - Pág. 39 e 40

Transformando dificuldade em oportunidade

Vencedora do prêmio Top Desenvolvimento em 2014, a MMO é pioneira no uso de tecnologia laser 100% nacional em saúde

Com certeza, o DNA da inovação está na impregnado na MMO, empresa de tecnologia localizada na região de São Carlos, no interior de São Paulo. Especialista no desenvolvimento de aparelhos a laser e LED para a área da saúde, com tecnologias 100% nacionais, a empresa multiplicou seu faturamento desde a fundação, em 1998, e continua apostando em novas tecnologias.

Concebida durante a tese de mestrado em ótica aplicada do engenheiro mecânico Fernando Ribeiro, a MMO tem hoje vasto catálogo de produtos e segmentos de atuação, bem diferente da época em que foi fundada, quando o foco era apenas a fabricação de microscópios.

A empresa começou as atividades com uma equipe pequena, composta por sete membros, entre professores, técnicos e um aluno de mestrado do Instituto de Física da USP de São Carlos. Hoje a MMO tem um quadro de 55 funcionários diretos.

Da produção restrita a microscópio a empresa foi aproveitando as aberturas apresentadas pelo mercado e passou a desenvolver cada vez mais produtos inovadores para o setor de medicina e odontologia. No início, além das dificuldades financeiras, tiveram de vencer a resistência às novidades apresentadas.

Os aparelhos e procedimentos que hoje em dia são considerados muito comuns nos tratamentos odontológicos, como a utilização de laser, por exemplo, já foram olhados com receio pelos profissionais da área, como lembra Luiz Antônio Oliveira, um dos sócios da MMO.

“Quando entramos nesse mercado tivemos dificuldade muito grande no mérito de que a técnica era eficiente e trazia resultado ”, diz. Esse público agora representa grande parte dos interessados nas novidades da empresa.

É nessa diversificação de nicho que a MMO tem investido para expandir seus negócios. Há 4 anos a empresa passou pelo momento mais difícil de sua trajetória. Com o aumento da inserção de produtos importados da China, com valores muito baixos, ela perdeu um de seus principais clientes, o que causou forte impacto no faturamento e, consequentemente, em sua estrutura como um todo.

No entanto, se a perda de território para os produtos chineses foi a situação mais delicada para a MMO, superar essa fase foi o sinal de que tempos melhores viriam. Para amenizar o impacto causado e não comprometer o ritmo do crescimento conquistado foi preciso fazer novo planejamento e procurar novas soluções. Foi aí que a empresa decidiu abraçar o mercado da estética e redirecionou os investimentos para novos produtos.

A decisão não se deu aleatoriamente – o setor de beleza movimentou no Brasil só em 2013 quase R$ 40 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A escolha se mostrou acertada, já que o setor é um dos principais responsáveis pelo sucesso e retorno financeiro da empresa. Mas a MMO não abandonou os segmentos odontológico e médico – e os diversos prêmios e certificados que coleciona nessas áreas servem para medir seu pioneirismo. O grande destaque de seu caráter inovador no campo da medicina pode ser visto na criação do primeiro equipamento no mundo capaz de detectar e tratar o câncer de pele não melanoma.

O aparelho está presente desde 2011 em diversos centros médicos no Brasil e até nos Estados Unidos, na Board School of Medicine, na Carolina do Norte. “Apesar de ainda não trazer o retorno de investimento, [a iniciativa] coloca a empresa numa posição de destaque com relação a inovação, e eu tenho certeza de que esse projeto ainda vai fazer o diferencial para o crescimento da empresa”, ressalta Oliveira.

No campo da odontologia, a MMO foi uma das pioneiras na inserção de equipamentos com laser no começo dos anos 2000, e hoje oferece produtos para fototerapia, clareamento dental, laserterapia e evidenciação de lesões, como o câncer bucal.

A empresa está sempre buscando possibilidades de inserir novidades no mercado. “Quando você identifica uma oportunidade, um nicho de mercado, você vai buscar a tecnologia.” Para isso a empresa mantém um setor de desenvolvimento de engenharia com equipe de oito pessoas responsáveis pelas várias etapas de criação – das pesquisas, passando pela montagem e testes dos protótipos, até chegar ao produto final.

Em 2013, a empresa buscou financiamento na Desenvolve SP para manter e ampliar seu estoque com objetivo de aumentar a carteira de clientes. “O financiamento da Desenvolve SP nos ajudou a organizar e planejar a expansão das vendas”, diz Oliveira. A MMO recebeu no ano passado o Prêmio Top Desenvolvimento, na categoria Inovação. O prêmio reconheceu empresas com iniciativas empreendedoras que se destacaram no Estado de São Paulo.

O empresário dá uma dica para os empreendedores que estão começando: “Tem de fazer uma bela pesquisa do mercado em que vai atuar, um planejamento muito bem feito, para que supere os primeiros anos, porque os primeiros anos são bem difíceis, sempre estar atento e dar um passo de cada vez”.

Para Oliveira, 2015 será um ano produtivo. Entre as medidas, a MMO prepara novos lançamentos e vai dar continuidade na política comercial que adotou, que tem trazido resultados para a empresa. Ela deixou de vender direto para o consumidor final e conta com uma rede com cerca de 90 distribuidores no Brasil e no exterior, o que aumenta a capilaridade dos produtos. “Em longo prazo a gente quer continuar crescendo, gerando mais emprego e, consequentemente, faturar mais do que faturamos hoje. Esse é nosso objetivo.”

Fonte: http://www.desenvolvesp.com.br/comunicacao/revista-desenvolve-sp/revista-desenvolve-sp-edicao-3/


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