7 livros fundamentais para quem quer começar a empreender

Uma questão é essencial para novos e veteranos empreendedores: é preciso informar-se bem sobre como, quando e onde investir. O mercado literário dispõe de uma infinidade de opções, mas separamos alguns livros que podem ajudar principalmente quem não sabe por onde começar


14/02/2018 - Canal do Empresário

O Brasil é reconhecidamente um país de vocação empreendedora e como é sabido, quase metade da população brasileira sonha em começar seu próprio negócio. Porém, uma questão é essencial para novos e veteranos empreendedores: é preciso informar-se bem sobre como, quando e onde investir.

O mercado literário dispõe de uma infinidade de opções, mas separamos alguns livros que podem ajudar principalmente quem não sabe por onde começar:

01 – ‘Arte do Começo’ de Guy Kawasaki: é considerado um guia definitivo para quem deseja se aventurar no próprio negócio. Kawasaki é considerado uma referência quando o assunto são novos negócios e inovação.

02 – ‘Guia Essencial Para Novos Empreendedores’: essa série especial em quatro volumes foi produzida pela Sebrae Minas Gerais e tem uma linguagem leve e muito interessante – com várias referências ao universo da cultura pop. A coleção está disponível para download no site da instituição.

03 – ‘Nasce Um Empreendedor’ de Bob Wollheim e Dony De Nuccio: é uma leitura leve e descontraída. Os autores respondem algumas dúvidas comuns aos iniciantes como por onde começar ou como se preparar para os autos e baixos financeiros. O livro ainda traz dicas de alguns dos maiores e mais influentes empreendedores do país, através de depoimentos imperdíveis.

04 – ‘O Livro Negro do Empreendedor’ de Fernando Trias de Bes: ao contrário da maioria dos livros e manuais, aqui, Bes dá algumas dicas sobre o que não fazer quando se é empreendedor. Apresentando vários “cases de insucesso” o autor espera que os novos empreendedores também aprendam com os erros dos outros.

05 – ‘Bota Pra Fazer” da Endeavor: o livro promete ser um roteiro passo-a-passo de como montar um negócio. Oferece ferramentas, tem explicações práticas e alguns formulários bastante úteis para quem está começando.

06 – ‘Plano de Negócios com o Modelo Canvas’ de José Dornelas, Adriana Bim, Gustavo Freitas e Rafaela Ushikubo: um senso comum entre especialistas em empreendedorismo é o de que planejamento é essencial para o sucesso do negócio. Esse livro é essencial para os empreendedores de primeira viagem porque mostra as competências e deficiências dos modelos tradicionais de plano de negócio e do modelo canvas.

07 – ‘Criação de Novos Negócios: Empreendedorismo para o Século XXI’, de José Carlos Assis Dornelas, Stephen Spinelli e Jeffry Timmons: o livro fala sobre o processo de fundação de uma nova empresa e serve como referência para quem está começando as pesquisas sobre empreendedorismo.


Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário