10 dicas para motivar seus funcionários gastando muito pouco ou quase nada

É sabido que todos nós produzimos mais e melhor quando estamos satisfeitos em nosso ambiente de trabalho. Mas será que o único jeito de manter um funcionário motivado é com benefícios financeiros?


25/12/2018 - Canal do Empresário

Pense rápido: nos últimos três anos quantas vezes você ouviu o termo ‘crise econômica’? Certamente muitas! É fato: o país atravessa um momento de dificuldade há tempos e isso obviamente afeta a saúde e o desempenho das empresas – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Porém, existe uma fórmula utilizada pelo empreendedor que pode ser bastante eficaz na retomada da produtividade da empresa: a motivação dos funcionários. É sabido que todos nós produzimos mais e melhor quando estamos satisfeitos em nosso ambiente de trabalho. Mas será que o único jeito de manter um funcionário motivado é com benefícios financeiros? Não é bem assim! Preparamos algumas dicas que podem ajudar a estabelecer um ambiente positivo na sua empresa e, por consequência, contribuir para a motivação dos colaboradores.

01 – Conheça seus funcionários, aprofunde-se nos interesses e preferências de cada um deles de uma forma real. Gaste algum tempo ouvindo quais os pontos fortes e as dificuldades operacionais da empresa e da área de atuação dos mesmos.

02 – Não faça reuniões desnecessárias ou apenas para cobrar metas. Reúna-se também para entregar resultados e parabenizar o trabalho das equipes, ainda que nas pequenas conquistas. Mostre como o empenho de todos foi importante.

03 – Proponha desafios e recompensas.

04 – Reestruture o ambiente de trabalho. Pode parecer um clichê, mas um bom ambiente de trabalho pode ser mais importante do que benefícios financeiros. Respeite a diversidade de culturas, naturalidade, crenças e gênero da sua equipe.

05 – Respeite a privacidade do seu funcionário. Se precisar fazer uma crítica, nunca faça isso na frente de clientes ou dos demais colegas e opte pela conversa em particular.

06 – Crie metas claras, factíveis e objetivas.

07 – Cumpra prazos. Se você vai cobrar a sua equipe, é necessário dar o exemplo. Portanto, não postergue respostas, reuniões e resultados.

08 – Ofereça momentos de relaxamento e descontração. A motivação também está relacionada ao bem estar e à felicidade dos funcionários. Se possível faço sorteios de um final de semana na praia ou mesmo tente convênios com empresas de massagem e/ou terapias alternativas.

09 – Estimule a capacitação. Funcionários estagnados tendem a ficar desmotivados. Não é necessário gastar muito pra isso – existem muitas ofertas de cursos, palestras e oficinas gratuitas no mercado.

10 – Faça parcerias com estabelecimentos próximos como restaurantes. academias e escolas. Seus funcionários ficarão satisfeitos e os donos dos estabelecimentos parceiros também.


Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário