5 livros essenciais para começar sua startup


01/02/2016 - Revista PEGN

Se você está pensando em começar um negócio, o primeiro passo é se planejar. É durante o planejamento que o empreendedor avalia se a sua ideia é mesmo boa, se o público-alvo pagaria pelo produto ou serviço e como colocar o plano em prática.

Muitos futuros empreendedores mergulham nos livros antes de começar a empresa. Eles podem ajudar a organizar os passos do planejamento, entender diferentes metodologias e se inspirar.

Confira uma seleção de cinco títulos obrigatórios se você quer começar uma startup.

1. A Startup Enxuta, de Eric Ries
Guru do universo das startups, Eric Ries é uma das maiores fontes de conhecimento de gestão em empresas de tecnologia. No livro, fala sobre estratégias e ferramentas para fazer o negócio dar certo em menos tempo.

2. Startup: Manual do Empreendedor, de Steve Blank e Bob Dorf
Sair do prédio, falar com as pessoas e conhecer os clientes são os pontos mais importantes da metodologia de Steve Blank e Bob Dorf no livro. É um guia com passo a passo para entender como fazer desenvolvimento de clientes.

3. A Startup de $100, de Chris Guillebeau
Falta de capital não é mais desculpa para não começar um negócio. Neste título, o autor defende que é possível, sim, empreender com pouco. Depois de viajar o mundo, Guillebeau compartilha histórias de empreendedores que conseguiram começar com pouco dinheiro, mas muita motivação.

4. Business Model Generation, de Alexander Osterwalder
O modelo Canvas é um dos mais conhecidos por quem começa uma startup. Com uma proposta visual inovadora, o livro traz dicas e orientações para validar suas ideias com este modelo. A metodologia é simples e ajuda bastante quem está perdido no começo.

5. Do Sonho à Realização em 4 Passos, de Steve Blank
É uma das principais obras sobre criação de produtos e desenvolvimento do cliente. Ajuda o empreendedor também a  planos de negócios, de marketing e de vendas.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/01/5-livros-essenciais-para-comecar-sua-startup.html


Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário