Inovação faz crescer negócios de beleza


23/05/2016 - PB Agora

O mercado da beleza não é mais exclusividade para o público feminino. Isso porque, cada vez mais, negócios surgem para atender a demanda masculina, que passa a ser tão exigente quanto a feminina. Barba, cabelo e cuidados com a pele são só alguns destes serviços que o consumidor vem exigindo nos dias de hoje, fazendo com que os empreendedores procurem maior qualificação e inovação para sobreviver ao mercado competitivo.

A analista técnica do Sebrae Paraíba, Raquel Santos, destaca que este mercado está em ascensão e continuará a trazer bons resultados nos próximos anos. “O mercado da beleza masculina cresce mais a cada dia. No mundo atual, o público masculino está cada vez mais vaidoso e cuidando bem mais da sua aparência, coisa que víamos pouco até tempos atrás. Percebemos isso em todas as faixas etárias e a tendência é que cresça a cada ano, pois as crianças e adolescentes estão crescendo já com essa cultura do embelezamento”.

Diante da evolução deste mercado, é preciso apostar na criatividade e inovação dentro dos empreendimentos. “Apesar dos homens estarem bem mais vaidosos, ainda é comum não ter a paciência de espera. Como esses empreendimentos costumam estar lotados, o proprietário tem que ter visão inovadora, investir em atrativos dentro do empreendimento, como jogos de sinuca, por exemplo, serviços de bar, entre outros. Percebemos que os empreendimentos que têm esse tipo de visão conseguem maior destaque no mercado”, destacou Raquel Santos.

Um desses negócios que já percebeu a importância da inovação foi a Sevilha Barbearia, há 8 anos no mercado. O proprietário do estabelecimento, Felipe Alves, explicou a importância de investir em mais atrativos dentro dos negócios. “Temos serviço de bar e também jogos nas nossas duas barbearias. O que fideliza o cliente é a qualidade do nosso serviço principal, mas esses outros agregam valor ao estabelecimento, traz em mais conforto e distração. Temos clientes que estão estressados, querem sair de casa para espairecer e encontram isso ao chegar na barbearia”, disse.

A analista técnica do Sebrae Paraíba destacou ainda a importância da qualificação para fortalecer os empreendimentos do segmento da beleza. “O Sebrae possui várias ações e consultorias para estes empreendedores. Estamos organizando no mês de julho, a partir do dia 31, o 10º Encontro Paraibano da Beleza, que tem como objetivo proporcionar inovação nos negócios da beleza e capacitações”, disse Raquel Costa.

10º Encontro Paraibano da Beleza – O 10º Encontro Paraibano da Beleza, que acontece nos dias 31 de julho e 1 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, tem como objetivo proporcionar inovação dos negócios da beleza através de capacitações, novas tecnologias e tendências do mercado, além de oferecer aos distribuidores a oportunidade de lançamento de produtos com modernas tecnologias. No evento estão programados 18 workshops, 10 oficinas técnicas, 1.800 atendimentos e 91 expositores.

Dados do segmento de beleza – O Brasil já é considerado o terceiro maior mercado de beleza do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para o Japão. Oportunidades lucrativas de negócios para empresários e empreendedores se multiplicam no país com a mesma velocidade que a indústria de higiene, perfumaria e cosméticos investe em inovação. Na Paraíba, o mercado também vem expandindo e, de acordo com a pesquisa IPC Maps, que mede o potencial de consumo das famílias, os paraibanos deverão gastar em 2016 mais de R$ 1,5 milhões com produtos de higiene e cuidados pessoais. Segundo informações do DataSebrae (http://sistema.datasebrae.com.br), em 2014, havia mais de 5 mil empreendimentos com atividades nas áreas de estética e serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure.

Fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20160523114159&cat=economia&keys=inovacao-faz-crescer-negocios-beleza


Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário