Confira nove dicas de Bel Pesce para estimular inovação e empreendedorismo


08/06/2016 - Jornal de Santa Catarina

Embora seja questionada com frequência, pela imprensa ou por seus seguidores, sobre quais são os segredos da inovação e do empreendedorismo, Bel Pesce evita passar uma receita para o sucesso. Até porque – ela deixa bem claro – não existe fórmula mágica para tal. Apesar disso, a “menina do Vale do Silício”, como ficou conhecida uma das 30 jovens mais promissoras do país pela Forbes e eleita uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela Revista Época, indica alguns caminhos que podem ajudar a chegar lá.

Bel ministrou palestra na noite desta terça-feira num Teatro Carlos Gomes lotado em Blumenau, em evento promovido pelo Instituto Gene. Ao público que lotou o lugar, disse que grandes ideias surgem de um olhar diferenciado das coisas e que colocá-las em prática depende muito mais de uma questão comportamental, uma postura de querer fazer, do que necessariamente volume de recursos. Confira nove dicas repassadas por Bel para promover a inovação, seja na vida pessoal ou profissional.

1. Observe
As grandes ideias do mundo vieram da observação e da combinação ou junção de outras ideias com experiências passadas. Um olhar diferenciado sobre as coisas pode ser um celeiro para novas perspectivas.

2. Seja empático
Colocar-se no lugar do outro é fundamental para tentar entender o que essa pessoa quer e espera.

3. Entenda seus recursos
Trabalhe com o que você tem, mesmo que não seja muito. Não adianta querer inventar a roda se você não tem recursos para tal.

4. Comece pequeno e assuma riscos
Não existe inovação sem riscos. Inovar é fazer algo que ninguém nunca fez, portanto você não saberá o resultado exato dessa experiência. Lembre-se que muitas empresas de sucesso hoje foram criadas por pessoas que tiveram experiências desastrosas antes.

5. Faça perguntas
A inovação nem sempre é uma ideia mirabolante e você, por mais bagagem e experiência que tenha, não terá todas as respostas para as suas dúvidas.

6. Procure respostas em lugares inusitados
A solução para um problema pode estar ou vir de onde você menos espera.

7. Esqueça o medo

O medo em excesso trava. Pode ser difícil, mas ele, o medo, precisa fazer você agir.

8. Não ignore as métricas
É preciso aliá-las de forma honesta.

9. A inovação está nas pessoas
Não é a tecnologia que inova, mas quem está por trás dela. É tudo uma questão comportamental: ao mesmo tempo em que estimula, uma postura pode matar a inovação.

Fonte: http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/noticia/2016/06/confira-nove-dicas-de-bel-pesce-para-estimular-inovacao-e-empreendedorismo-5900807.html


Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário