Seja o rei do networking com essas dicas matadoras!


02/04/2014 - Blog da Localweb

Por Moacir Camargo

Construir uma rede de contatos para fins pessoais ou profissionais, o famoso networking, é uma tarefa que muitos empreendedores alegam não terem tempo ou habilidade para executarem. No entanto, quando o networking é ignorado pelo empresário, ele pode perder oportunidades valiosas de firmar novas parcerias e levar seus negócios a um novo patamar.

Você já sabe por onde começar para se tornar o rei do networking? Confira as dicas matadoras que preparamos!

DÊ ADEUS À ZONA DE CONFORTO

A internet é uma ferramenta com oportunidades incríveis de negócios para as empresas. Contudo, não se esqueça de que ‘o mundo lá fora’ também está repleto de acontecimentos que podem alavancar suas vendas.

Por isso, pesquise, inscreva-se e participe de eventos, workshops, reuniões e outros encontros onde estarão presentes profissionais que possam expandir seu horizonte de relacionamento.

COMECE CEDO

Uma boa forma de começar o networking é chegando cedo aos eventos. Nessas horas, quando grande parte dos participantes ainda não chegou, você poderá conhecer algumas das pessoas que estão no local e até mesmo os organizadores.

Aborde as pessoas enquanto elas ainda estão sozinhas, pois as chances de que a conversa seja mais duradoura são maiores.

SEM MEDO DE INTERAGIR

Seja em grandes eventos ou em outras oportunidades de conhecer profissionais relacionados à sua área de atuação, não tenha medo de ser o primeiro a dizer “olá” e iniciar a conversa.

Comece de forma educada e faça perguntas simples, que favoreçam a interação mesmo entre pessoas estranhas, como assuntos relacionados ao contexto do encontro.

Mas fique atento para não ser o único a falar: dê ouvidos ao que a pessoa tem a dizer e faça perguntas e comentários pertinentes para dar sequência ao papo.

IDENTIFIQUE AS PESSOAS CHAVE

As oportunidades podem estar nos locais e nas situações mais inesperadas. No entanto, o rei do networking sabe exatamente quem são as pessoas que podem influenciar seus negócios e que poderiam contribuir para alavancá-los de alguma forma.

Em muitos casos, um único contato com uma pessoa influente pode trazer resultados muito melhores que dezenas de interações com outras não tão importantes.

MOSTRE NÃO CONTE

Algumas pessoas possuem dificuldade para compreender alguns conceitos e ideias nas conversas mais rápidas.

Dessa forma, para que o rei do networking apresente sua proposta de valor da melhor forma possível, é importante contar com o apoio de materiais impressos e digitais que sirvam para apresentar a empresa e seus produtos e serviços de forma breve e objetiva.

SEJA ENTUSIÁSTICO

Para que o networking funcione, é preciso que você demonstre entusiasmo por aquilo que faz. Afinal, ninguém fará negócio com uma pessoa que parece estar apenas cumprindo uma obrigação.

Tente sempre sorrir e manter uma expressão agradável, que seja convidativa à interação. Mas lembre-se de não exagerar na dose: o entusiasmo em excesso também pode gerar desconfiança em alguns interlocutores.

DÊ SEQUÊNCIA

Após seguir todos esses passos, o rei do networking precisa, ainda, dar continuidade ao processo iniciado no primeiro encontro. Isso pode ser feito por meio de mensagens, e-mails ou telefonemas. O importante aqui é mostrar à nova pessoa da rede que você está interessado em ajudá-lo e que possui soluções para isso.

Até mesmo as pessoas mais tímidas e introvertidas podem ser tornar verdadeiros reis do networking seguindo essas dicas básicas.

Se você quer saber outras formas de alavancar seus negócios, acesse o blog da Locaweb e confira outras publicações que podem te ajudar nesse desafio!

Fonte: http://blog.locaweb.com.br/dicas/seja-o-rei-do-networking-com-essas-dicas-matadoras/


Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário