Sebrae-SP orienta empresários a atender público ciclista


09/03/2015 - Portal Sebrae-SP

O Sebrae-SP lança o livreto “Ciclo Oportunidades – Pedale e lucre mais com a mobilidade urbana”. O material orienta como o empresário pode adaptar sua empresa para receber os usuários de bicicleta, além de uma lista de 30 oportunidades de negócios mapeadas de acordo com as necessidades do público que usa a bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades.

“A mobilidade urbana não é uma tendência, é uma realidade. Em vez  de ser visto como um obstáculo à geração de negócios, esse novo contexto pode ser entendido como uma oportunidade para as empresas criarem diferenciais competitivos”, explica Rodrigo Hisgail de Almeida”, consultor do Sebrae-SP.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicletas (Abradibi), o Brasil é o terceiro maior produtor de bicicletas, com 4 milhões de unidades ao ano, e o quinto maior mercado consumidor do mundo, com uma frota estimada em 80 milhões de unidades.

Para atrair quem anda de bicicleta para trabalhar ou por esporte é necessário fazer ajustes para tornar a empresa um local “bike-friendly” (amigo do ciclista). Quem usa este meio de transporte pode frequentar um estabelecimento porque soube que será bem tratado e não terá preocupação ao levar sua bicicleta.

Algumas dicas práticas e baratas tornam a empresa convidativa aos ciclistas, como: sinalize que o local oferece facilidade a este público por meio de recursos visuais como placas ou selos; ofereça espaço para que o cliente guarde a bicicleta com segurança; faça parceria com estacionamentos próximos caso não possua espaço suficiente para criar um bicicletário e tenha equipamentos disponíveis para empréstimo, como cadeados ou correntes.

As 30 oportunidades de negócios listadas no livreto estão associadas à mobilidade urbana. Para quem pensa em montar uma empresa voltada ao público ciclista, estão sugestões como: venda de bicicletas, produção de peças e acessórios, moda bike fashion, restaurantes, hotéis, empréstimo de bicicletas, oficinas de reparos, café bike, entre outros.

“Tornar a experiência de consumo mais cômoda é uma estratégia eficiente. O cliente ciclista vai se sentir mais acolhido, vai gastar ali e voltar novamente. Além disso, cada vez mais o público se preocupa não só em comprar, mas também em conhecer de quem está comprando, e está dando preferência a empresas que tenham ações de sustentabilidade”, afirma Hisgail.

O material está disponível para download gratuito aqui

Sebrae-SP Responde

O livreto de bolso integra o Sebrae-SP Responde, um ciclo de perguntas e respostas em que os empresários podem fazer questões sobre o universo das micro e pequenas empresas (MPEs). As respostas são formuladas por consultores do Sebrae-SP e transformadas, posteriormente, em material de apoio e consulta com orientações simples e práticas sobre a gestão de negócios.

Fonte: http://www.sebraesp.com.br/index.php/76-noticias/multissetorial/15253-livreto-orienta-empresarios-a-atender-publico-ciclista


    Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário


    Cases de sucesso

    Tudo em um só lugar

    Revista DesenvolveSP - edição 4

    Planeje seu investimento

    E-commerce é a nova plataforma de empreendedorismo

    Mapeamento aponta que mais da metade do comércio eletrônico brasileiro é formada por pequenos e médios lojistas