Os desafios de ter vários sócios em uma empresa


25/02/2015 - Exame.com | PME

*Por Vitor Pedrosa

Editado por Priscila Zuini

Sócios são pessoas que formam alianças por um grande período. Na maior parte das vezes passam mais tempo com eles do que com as famílias. Para ter sócios é necessário construir uma relação consistente e duradoura, além de tomar alguns cuidados. Eu tenho quatro, então posso dar algumas dicas. vamos lá:

Procure uma pessoa com quem você se dê bem e confie. Você passará a maior parte do tempo de sua vida ao lado dela, tal como em um casamento, haverá momentos bons e ruins e é melhor que a relação seja tranquila e suave para que vocês possam vencer as dificuldades, que serão muitas, ao invés de piorar ainda mais um momento de crise.

Escolhido o sócio é muito importante um alinhamento de expectativas. Discutam bastante e demonstrem um para o outro o que cada um espera da parceria, quanto irão ganhar e quanto será reinvestido na empresa, quantas horas e quais dias trabalharão, defina se esposa, parente e filhos poderão trabalhar na empresa e quais cargos poderão ocupar.

Coloquem no contrato social todas as regras que são importantes, afinal ninguém sabe o que irá acontecer no futuro.

O ideal é que os sócios tenham as mesmas ambições para darem o mesmo rumo aos negócios. Contudo, é interessante que tenham competências complementares. Dificilmente uma pessoa será boa em vendas, financeiro e gestão de pessoas ao mesmo tempo. Cada um deve cuidar da área que tem maior afinidade.

A divisão deve ser bem feita e sempre respeitada de maneira que cada um exerça sua função sem interferir no outro. Se você escolheu alguém para ser seu sócio, significa que confia no trabalho e na capacidade dele.

É claro que haverá momentos em que você discutirá sobre o que fazer no setor do outro, mas isso deve ser feito, preferencialmente, em reuniões. Reuniões que, aliás, devem ser feitas com uma periodicidade determinada para que todos deem notícia do que está acontecendo no seu setor e mantenham a empresa em sintonia.

A base de tudo é respeito. Saber ouvir e respeitar a opinião do outro sempre será a chave para o sucesso da relação de sociedade. As pessoas e os interesses mudam, mas entender a necessidade do outro diminui as divergências.

*Vitor Pedrosa é sócio-fundador e diretor de franquias da Viva Eventos.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/os-desafios-de-ter-varios-socios-em-uma-empresa


    Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário