Descontos que ajudam a engordar o faturamento


17/10/2018 - Canal do Empresário

Pequenos e médios varejistas sabem que não é de hoje que promoções atraem compradores. Mas não é só o comércio que ganha com essa prática, empresas de serviços e principalmente novos modelos de negócio ligados a economia colaborativa, usam cada vez mais o artifícios de cupons de desconto e programas de fidelidade para atrair clientes e engordar a receita em períodos de vacas magras.

Mesmo com incentivos do governo para aquecer a economia do país, como o saque das contas inativas do FGTS, o mercado  de consumo anda devagar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito – a primeira opção dpara 38% dos entrevistados é que o dinheiro será usado para o pagamento de dívidas, 34% pretendem pagar as contas do dia a dia, e 20% vão guardar ou investir.

Consumidores mais cautelosos exigem empreendedores mais criativos. Um claro exemplo disso é a diversificação de aplicativos de transporte particular em São Paulo. Atualmente, além do Uber, que entrou primeiro na cidade, chegaram também o indiano WillGo, o espanhol Cabify e o brasileiro Televo. Easy Táxi e 99 Táxi também criaram suas categorias de carros particulares: EasyGo e 99POP. Com eles uma infinidades de descontos proliferaram na disputa de mercado.

Ainda assim, motoristas e passageiros concordam que as promoções beneficiam ambos, uma vez que as empresas em questão também oferecem incentivos aos seus colaboradores para que em dias com promoções, eles permaneçam mais tempo circulando nas ruas, e, consequentemente aumente o rendimento das empresas. Bingo para estratégia!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, o Brasil está entre os países que mais geraram valor em ofertas especiais (40,1%) no primeiro trimestre de 2017, ao lado de Argentina (40%), Reino Unido (38%), Itália (34,5%). A mesma pesquisa aponta que 80% dos brasileiros compraram itens em promoção no mesmo período, sendo que 55% deles afirmaram que a oferta especial é o principal fator na hora da escolha da loja. Ou seja, se você é empreendedor, não existe em pensar num belo desconto, pode valer mais a pena do que você imagina.


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