Cuidados ao abrir um negócio em casa


25/06/2014 - Exame.com | PME

Especialista lista recomendações para que empreendedores que desejam abrir um negócio de casa

Por Camila Farani

Editado por Camila Lam, da Exame PME

Devido a nossa intensa carga tributária e preço excessivo de aluguel nas grandes cidades, muita gente decide montar o próprio negócio em casa, ao menos no começo, para diminuir os riscos da empreitada.

Trabalhar em casa tem suas vantagens, porém, você precisará ter muita disciplina para que isso não comprometa a sua produtividade. É fundamental delimitar o espaço físico entre a casa e o trabalho e tomar cuidado para que não haja interferência da família no dia-a-dia do negócio.

Segundo o IBGE, 65% das empresas informais desenvolvem suas atividades fora do domicílio. O resultado é influenciado pelo peso das atividades de comércio e construção civil. Entre as empresas informais, 27% funcionam exclusivamente no domicílio do proprietário e 8% funcionam no domicílio e fora dele.

Uma boa referência é o livro “101 Maneiras de Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa”, de Dan Ransey. O autor dá algumas dicas de como não cair nas principais armadilhas. “Para começar é essencial conhecer a fundo o ramo em que se pretende investir. Analise a concorrência na região, faça cursos, vá a feiras e seminários, pesquise produtos e serviços similares na internet, identifique seus futuros clientes e suas necessidades. E, claro, faça um plano de negócios”, resume.

Outros pontos citados por ele e de relevância para o sucesso do empreendimento são:

1. Certifique-se sobre as questões de zoneamento, higiene e saúde, em geral rigorosas para quem atua nas áreas de alimentos e cosméticos. Verifique a legislação que rege o zoneamento do bairro onde você mora e veja se há qualquer impedimento para a abertura de empresa em casa.

2. Peça o alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade.

3. Tenha um espaço na casa para receber clientes, fornecedores ou mesmo para a entrada de funcionários.

4. Tenha uma linha telefônica exclusiva para o negócio. Atenda sempre de modo formal e, na sua ausência, prefira a secretária eletrônica. Existem serviços oferecidos por escritórios virtuais.

5. Registre um domínio na internet para a criação do site de sua empresa. Um site é um ótimo cartão de visitas e ajuda a dar credibilidade a um novo negócio.

6. Defina horários para o início e o término do expediente.

7. Estabeleça regras claras com sua família, para não misturar problemas e situações da vida doméstica com as da empresa.

8. Vista-se profissionalmente, como se estivesse no escritório.

Camila Farani é CEO do Grupo Boxx, focado em alimentação, e co-fundadora do Mulheres Investidoras Anjo.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/6-cuidados-ao-abrir-um-negocio-em-casa/


Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário