Conheça as principais ferramentas de Marketing de Conteúdo


23/07/2015 - Casa do Texto

O Marketing de Conteúdo pode ser encontrado em diversos formatos. Quanto mais você conhecer o seu público, mais você terá domínio para escolher as plataformas certas para produção e divulgação de informações. Nem sempre é possível e necessário que sua marca esteja presente em todas as redes sociais, por exemplo.
Escolha os melhores formatos e dedique seu tempo na criação de conteúdos relevantes e adequados para cada um deles.
Separamos alguns dos formatos mais conhecidos para que você possa entender como eles funcionam:

1.Blog

O blog é uma das formas mais importantes de compartilhamento de conteúdo e a que o público mais gosta de consumir. Ele é essencial para a publicação de informações que permitam que os possíveis clientes entendam e esclareçam possíveis dúvidas sobre o universo da sua marca ou produto.
Os blogs atraem visitantes para seu site, promovem a ideia que sua marca quer passar e reforçam a sua presença online. Além disso, são fundamentais para melhorar o posicionamento de seu site nos buscadores.

2.Infográfico

Um infográfico consiste na apresentação de dados e informações de maneira visual. É um tipo de imagem que tem crescido cada vez mais por apresentar informações complexas de maneira mais rápida, clara e atraente.
Ele é importante por possibilitar a visualização de dados e a aprendizagem de uma forma mais fácil.
Os infográficos têm um grande potencial viral, isso significa que são conteúdos altamente compartilháveis nas mídias sociais.

3.Webinar

O webinar é como uma palestra transmitida ao vivo, e pode ser feita em qualquer lugar. São conferências, aulas online e reuniões interativas em que os telespectadores são estimulados a participarem e fazerem perguntas.
Funciona da seguinte forma: é preciso escolher um tema relevante para o público e um especialista da área para conduzir o webinar. Você faz a divulgação e, para que o usuário tenha acesso ao link, ele terá que preencher seus dados em uma landing page, portanto eles servem para conversão.

4.Redes sociais

As mídias sociais são um importante ponto no Marketing de Conteúdo. É preciso escolher as redes certas para trabalhar e criar um planejamento e um cronograma com estratégias voltadas para os seus objetivos: conseguir mais fãs nas páginas, mais curtidas, seguidores ou compartilhamentos. Crie conteúdos úteis, interessantes e de fácil compartilhamento.

5.E-book

Os e-books são conteúdos mais longos, com mais informações que um post e especialmente diagramados para prender a atenção do leitor e entreter. Estes livros digitais costumam ser disponibilizados em PDF para serem baixados em uma landing page. A empresa solicita que você preencha um pequeno formulário com seus dados, o que o torna um lead para fazer parte das campanhas de e-mail marketing.
Os e-books possuem formatos especiais de acordo com as tendências do mercado, geralmente lembram uma revista com textos, imagens e gráficos.

6.White paper

Os whites papers são e-books menores e mais aprofundados em um único tema. São mais focados em dados e pesquisas, possuem um tom mais formal e possibilitam uma leitura mais rápida. Funcionam também para conversão e captação de leads.

7.Newsletter

Uma newsletter, no português “boletim de novidades”, possibilita um canal direto de comunicação entre a empresa e os clientes. A newsletter é uma forma de conteúdo ágil, barata e eficaz e consiste no cadastramento do usuário em algum site e o posterior recebimento regular de informação.
Deve ser feita de maneira periódica e enviada para clientes e potenciais clientes oferecendo conteúdo sobre assunto específico juntamente com ofertas de produtos e serviços.

8.E-mail Marketing

O e-mail marketing é utilizado como uma ferramenta de marketing direto
e deve respeitar algumas normas de envio. Com ele é possível analisar o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas e criar campanhas cada vez mais otimizadas. É uma ferramenta importante para divulgação, geração de tráfego e relacionamento com o cliente. A comunicação por e-mail oferece agilidade, mensurabilidade, interatividade e alta taxa de resposta, por isso é importante investir nela!

9.Vídeos

Os vídeos estão se popularizando em dispositivos móveis e sites como o Youtube e são ótimos para engajar os usuários. É possível criar vídeos explicativos para passar uma mensagem de maneira rápida, sucinta e que seja de fácil fixação.  Além dos vídeos explicativos podem ser feitas entrevistas, demonstrações e guias. Todo conteúdo deve ser feito com o perfil da empresa e incentivar o compartilhamento.

10.Imagens

As imagens são fundamentais para atrair a atenção do visitante, pois são responsáveis pelo primeiro contato. Com boas imagens, ilustrações e gráficos você impacta seus leitores e os incentiva a lerem seus textos. O conteúdo visual atrai muito mais o olhar do público do que os textos, por isso é importante dar atenção à divulgação de imagens boas e que estejam interligadas com o assunto abordado.

11.Guia

Os guias podem ser feitos em forma de vídeos, posts no blog, galerias ou tutoriais. Esse formato atrai os leitores e possibilita que sua empresa se demonstre como autoridade em algum assunto.
Esses são alguns dos formatos de conteúdo que você pode utilizar na sua empresa. Como você pode perceber, existem diversas formas de divulgar conteúdo interessante para o seu público e atrai-lo cada vez mais. Escolha as melhores delas para sua empresa e pratique Marketing de Conteúdo.

 

Fonte: http://www.casadotexto.com.br/blog/conheca-as-principais-ferramentas-de-marketing-de-conteudo/


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