A importância da liderança para empreendedores


21/02/2014

Por José Roberto Marques

Ao iniciar um negócio, empresários estão sempre focados no planejamento, na execução do mesmo e nos processos para colocar sua empresa para funcionar. Ideias inovadoras, muita criatividade, além de conhecimentos técnicos, de mercado e da área de atuação, são importantíssimos para a implementação do empreendimento, porém habilidades de liderança são primordiais para a manutenção e sucesso da mesma.

Hoje, relacionamento é a base do sucesso dos negócios, seja com clientes ou fornecedores, como também com os clientes internos, os colaboradores, profissionais escolhidos pelo empresário para desenvolverem as atividades. O capital humano passou a ser o bem mais valorizado das organizações, e que para recrutar e gerir esse bem é preciso estar preparado.

Um curso de liderança pautado na filosofia do Coaching, é uma rápida e excelente alternativa para empreendedores que desejam desenvolver habilidades de liderança e gestão, principalmente no que diz respeito a seus colaboradores.

O Coaching munirá o empreendedor de conhecimentos, técnicas e ferramentas de desenvolvimentos de habilidades e competências, para que ele possa gerir, com excelência, processos de trabalho e pessoas. Além disso, poderá aplica-las em seus colaboradores, a fim de extrair o máximo de suas potencialidades, respeitando individualidade e as expectativas pessoas e profissionais de cada um.

Nesse sentido, o Coaching trará muitos benefícios para o empreendedor que poderá aplicar essa filosofia como cultura organizacional em seu negócio, melhorando a comunicação, os relacionamentos, a inteligência e controle emocional, a motivação, proporcionando um ambiente seguro, de engajamento, onde colaboradores estejam confortáveis para explorar suas ideias e seu potencial máximo, trazendo resultados rápidos e positivos.

Vale lembrar que o Coaching oferece, também, ferramentas de planejamento estratégico, gestão de tempo, planos de ação, e muitas outras que possibilitarão ao empreendedor a tomada de decisões rápidas e assertivas, com foco, onde conseguirá envolver toda a equipe para um bem comum.

Empresas são resultados de pessoas, e o sucesso de seu empreendimento depende muito dos profissionais que atuarão com você, e também do seu comprometimento e desenvolve-los.

José Roberto Marques é presidente do Isntituto Brasileiro de Coaching


Receba notícias e informações sobre o Canal do Empresário